O Clio R.S. Trophy já está disponível no mercado nacional com um preço desde 31 750 euros. É um bom exemplo da tradição da Renault ao nível das versões desportivas realizadas com base em modelos pensados para uma utilização familiar. A Renault Sport partiu da nova geração do Clio para criar uma proposta à medida do prazer de condução e ninguém pode ficar indiferente aos 220 cv de potência anunciados.
MOTOR. O bloco de quatro válvulas por cilindros 1.6 turbo com 220 cv de potência não é exactamente uma novidade, mas marca de forma evidente o carácter desportivo do R.S. Trophy. Tem acoplada uma caixa automática de seis velocidades com dupla embraiagem, que convida a uma condução dinâmica. As passagens de caixa são tão rápidas em aceleração, sem necessidade de aliviar o pé do acelerador, como nas reduções mais nos limites quando se chega a uma curva com demasiado optimismo.
O "Launch Control" permite arranques rápidos sem que as rodas patinem em excesso. Por isso é possível passar de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos e atingir os 235 km/h.
Apesar de ser um "tudo à frente" e o peso estar concentrado no eixo dianteiro, o Clio R.S. Trophy tem um comportamento bastante neutro. É necessário exagerar muito para as rodas dianteiras começarem a escorregar na inserção em curva. A direcção é precisa e incisiva e os travões dão confiança ao condutor. O sistema de escape Akrapovic canta, que encanta…